Como Passar Massa Corrida

Olá amigos e amigas!

Antes de começar as dicas, gostaria de avisar que nossa Massa Corrida Hydronorth está na PROMOÇÃO por R$ 45,90, embalagem com 25kg. (Frete Grátis* para a capital de São Paulo).

Muitas vezes você fica se perguntando se é capaz de fazer a aplicação de massa corrida nas paredes de sua casa. Nós do Recanto das Tintas vamos deixar nesta página algumas dicas e sugestões de como você pode fazer isso.

Se a parede estiver no reboco, soltando aquela “areinha”, é importante dar uma boa lixada. Pode-se usar uma lixa de massa ou de ferro número 60, e depois limpar a parede que foi lixada com um pano, e até mesmo passar a desempenadeira limpa. (foto)

como passar massa corrida

Depois da parede lixada e limpa, sempre indicamos a utilização de selador acrílico ou fundo preparador de parede, para aumentar a resistência do reboco (a aplicação deste produto funcionará como se fosse uma “cola”, deixando seu reboco mais forte),porém, se o reboco estiver firme, e não soltando aquela “areinha”, há a possibilidade de aplicar direto a massa corrida. O selador acrílico é um produto barato e vai valorizar o seu trabalho.

Para aplicar a massa corrida use uma espátula ou uma desempenadeira de aço (foto).

massa corrida

Aplique a massa corrida no sentido vertical ou horizontal, sempre em camadas bem finas, passe a desempenadeira vazia para espalhar bem a massa, e por último, dê acabamento com uma boa lixada para tirar todas as imperfeições. Às vezes é necessário a aplicação de outras demãos do produto. Tudo vai depender do estado da sua parede.

Uma dica importante: usar um suporte para lixas (foto) facilitará muito o seu trabalho, e a máscara te protegerá do pó.

massa corrida

Vamos deixar um vídeo aqui também, mas lembre que o rapaz é profissional!!! Faça no seu ritmo e do seu jeito, que no final dará tudo certo.

Qualquer dúvida que vocês tiverem, podem perguntar aqui pelo blog, ou se quiserem nos telefonar ((11) 2741-8291), teremos o maior prazer em atendê-los.

Odilon Marques.

Recanto das Tintas.

Anúncios

88 pensamentos sobre “Como Passar Massa Corrida

  1. Gostei muito das dicas!!! Gostaria de saber se este processo eu posso fazer para as paredes do lado de fora da casa. Obrigado.

    • Bom dia Marcio!!! A massa corrida é somente para USO INTERNO. Para uso externo usa-se a MASSA ACRÍLICA. A massa corrida não resiste à chuva, retendo água e posteriormente “estourando” a pintura. Em breve farei uma página dando dicas sobre a massa acrílica. Abraços.

    • Boa tarde Lucas!
      Apesar do material ser parecido visualmente, não é recomendado usar a massa corrida como textura.
      A massa corrida não é resistente como a textura, ficando propenso a rachaduras, além de ficar quebradiço.
      Obrigado

    • Paulo, o rendimento da massa corrida vai variar conforme a porosidade da parede, também depende de cada fabricante, como calculo médio utilizamos o valor de 40 m2 por lata (apenas como referência).
      Para um ambiente de 4×3, o consumo aproximado seria de 2 latas considerando o teto.
      Obrigado.

    • Olá Ricardo, vamos lá, para aplicar massa corrida em uma superfície virgem, quer dizer que ainda não foi pintada e está no reboco deve-se primeiro aplicar ao menos 1 (uma) demão de Selador acrílico, pois ele irá funcionar como uma cola para fixar as partículas que se soltam do reboco, aquela areinha que você vê cair quando passa a mão sobre ele, feito isso pode entrar então com a massa corrida que dependendo do nivelamento da parede deverá ser aplicada em 2 ou 3 demãos para que a superfície fique totalmente nivelada. Caso não aplique o Selador Acrílico a tal areinha começará a se misturar na massa o que dificultará a fixação da mesma e implicará na qualidade do acabamento. Espero que tenha ajudado.

    • Não se prenda a marcas, e sim, se o produto é de primeira linha. Desconfie caso houver uma grande diferença de preço entre materiais; ninguém faz mágica!!! Nós do Recanto das Tintas trabalhamos com Metalatex e Eucatex, ambos de primeira linha. Abraços!!!

  2. posso passar massa acrilica ou massa corrida direto na parede sem reboco?, se sim, tenho que preparar a parede com o que?
    obrigado

  3. Eu to com uma duvida .
    Moro em una cs de aluguel aonde o pintor n lixou as paredes ai ela é aspera , desejo fazer uma repitura da cor areia para verde piscina .
    Minha duvida : devo lixar a parede ate tirar essa testura aspera para depois aplicar a massa corrida ? Ou ja posso ir diretamente passando a massa e depois lixar ?

    • Boa tarde Vinicius!
      Você pode lixar e aplicar massa corrida, o que diminuiria a quantidade de massa a ser usada, ou pode aplicar a massa na parede rústica, aumentando o consumo de massa.
      Depois da massa aplicada e seca, lixar, de preferência com suporte para lixas, para você ter um melhor acabamento. Depois é só você escolher a cor e pintar; escolha tintas de primeira linha!!! Qualquer dúvida, nos ligue: (11) 3416-0003 (Recanto das Tintas)

  4. Olá, gostei muito das dicas. As paredes internas da minha casa ja estao com a massa corrida, porém nao sei qual a melhor tinta para pintar ( a base da água ou a semibrilho) gostaria muito da sua opinião.

    • A tinta ideal é sempre à base d’água e sem cheiro!!! Agora o acabamento fica a seu critério (fosco, acetinado ou semi-brilho). Sempre recomendo o acabamento acetinado por se tratar de uma tinta superlavável. Caso tenha mais dúvidas, pode nos ligar no (11) 3416-0003, ok. Temos todos os tipos de tintas em nossa loja. Grande abraço.

    • Otoniel, a umidade do ar pode aumentar o tempo de secagem da massa, mas não irá alterar a qualidade da mesma, desde que não haja infiltrações nesta superficie.
      Caso tenha outras duvidas, pode fazer sua pergunta aqui, ou entre em contato pelo (11) 3416-0003. Abraço Fernando.

  5. Posso aplicar tinta látex acrílica semi brilho com pistola e compressor em áreas internas como um quarto, por exemplo? Se sim, qual a pistola mais indicada para essa aplicação?

  6. NA minha casa a parede é de reboco, mas esta lixada e pintada. Para passar a massa tenho que fazer algum processo antes ou posso ir direto com a massa?

  7. Boa noite! Preciso tirar uma dúvida… O pintor está em casa passando massa corrida, mas tem muitas falhas, onde alguns lugares da parede aparecem o reboque. É assim mesmo ou devo exigir q ele passe outra camada? Obrigada!

    • Bom dia! Exija que a parede fique extremamente lisa, visualizando como ela ficará depois de pintada!!! Passe a mão na parede e olhe com o rosto colado nela para ver se você enxerga alguma ondulação. Mais dúvidas pode nos ligar, (11) 3416-0003.
      Abraços!
      Odilon Marques
      Recanto das Tintas

  8. Olá, obrigado pelas dicas!
    Gostaria de saber se ao aplicar uma demão de massa corrida, e ficando algumas rebarbas, posso lixar as rebarbas para aplicar a segunda demão e se entre as demãos preciso aplicar o selador. Sei que é necessário varrer e até passar um pano úmido, mas só isso já é suficiente ou preciso aplicar o selador entre as demãos?
    Também tenho outra dúvida, quando se aplica o selador, pode-se dar uma lixada por cima do selador e depois pintar para diminuir o efeito “casca de laranja”
    Desde já, agradeço.

    • Bom dia!
      A secagem da massa vai depender da espessura da aplicação e da condição do tempo.
      No tempo seco, depois de 4 horas você pode lixar, mas caso o tempo esteja úmido, chuvoso, o dia seguinte é um tempo seguro!!!

  9. apos eu passa massa corrida na parede, posso passar espuma úmida para alisar melhor antes de lixar para não ficar tao difícil?

  10. mais uma duvida como devo fazer para pintar o gesso com esmalte sintetico
    posso passar seladora acrilico mesmo?
    ou preciso usar outro metodo para pintar com esmalte?
    o gesso esta com manchas ja amareladas fortes

    obgdo desde ja

    • fiz o teste em uma parede com esmalte branco brilhante ficou bom,
      mas sera que esmalte por cima das paredes com massa corrida acrilica
      vao durar bem
      porque o material e bem caro para casa toda

      • Recomendo você usar esmalte a base de agua Metalatex, ja que você quer usar esmalte nas paredes, a durabilidade dele é muito boa e o cheiro passa rapido.

    • Bom dia .
      Se o gesso amarelou ou descascou foi porque a parede não foi preparada corretamente, vc teria que ter passado fundo preparador de parede nesse gesso,
      Se você vai pintar de esmalte sintético agora, te recomendo usar Esmalte Sintético Metalatex Eco – a base de agua. Antes de aplicar o esmalte, lixar bem essa parede, raspar tudo que estiver solto, depois passar um pano para tirar o pó, passar fundo preparador de paredes Metalatex Eco, tambem base de agua e depois de 24 horas aplicar o Esmalte Sintetico Metalatex Eco base agua

  11. Boa tarde caso precisar passar massa corrida mais de uma vez é necessário colocar fundo preparador entre cada aplicação?

  12. Boa tarde!
    Quero passar massa corrida na minha casa porém ela ja está pintada, quero tira aquela textura áspera passando a massa eu posso passar massa corrida numa parede ja pintada? Ou eu preciso passar selador antes? Agradeço a ajuda. Mais uma dúvida o número que vocês disponibiliza para entrar contato está dizendo que não existe.

  13. Olá bom dia buscando sobre corrida encontrei este post e achei MT interessante parabéns! Porem continuo com a minha dúvida, a minha casa está pintada com tinta látex verde, como quero passar massa corrida imagina que vá cobrir um pouco a cor pois quero passar o marfim agora, a pergunta é você acha que da certo vai cobrir um pouco, eu posso passar a massa corrida direto por cima dessa tinta látex ou eu preciso lixar a parede primeiro?

    • Bom dia Ana!
      Faça as correções necessárias com a massa corrida sobre o verde, lixe somente onde a tinta estiver soltando e depois limpe bem a parede com pano úmido para tirar todo o resíduo de pó. Sua parede estará pronta para receber a nova pintura, independente da cor que você queira usar!!!

      Caso você seja de São Paulo, capital, nós podemos entregar a massa corrida e a tinta para você.

      Obrigado!!!

      Odilon
      Recanto das Tintas
      (11) 3416-0003

  14. Olá! adorei as explicações. \Quero cobrir uma parede de textura com massa corrida. preciso de alguma preparação antes? lixar ou algo assim?

    • Boa tarde Riza! Você pode passar a massa corrida direto, ou pode lixar também, assim você gastaria menos massa corrida!!! Caso esteja em São Paulo e você precise de material, nós entregamos!
      Abs
      Odilon Marques
      (11) 3416-0003

  15. Minha parede externa é ápera e tive que remover uma grande parte porque a massa estava descascando. Se eu passar massa acrílica e pintar, uma parte vai ficar áspera e outra lisa. Como faço para que fique tudo áspero como a original?

    • Bom dia Claudio!
      Nesse caso o que você pode fazer para tentar igualar a parede, mas desde já sabendo que não ficará 100% igual, é aplicar a massa acrílica e passar rolo de textura. O rolo de textura tem 4 acabamentos, fino, médio, rústico e extra-rústico. Tente ver qual é o mais parecido com sua parede.
      Valeu!!!

  16. Boa tarde!!!
    Minha dúvida é…
    A parede esta um pouco grossa,apliquei a massa para dar um nivelamento. Costumo esperar secar,lixar e aplicar outra de mão para acabamento, é correto isso?
    ou tenho que aplicar a massa já bem grossa para diminuir o trabalho.

  17. Bom dia a parede do meu quarto ja esta com selador acrilico branco , eu posso passar só o latex por cima ficaria muito feio , lembrando que existe algumas imperfeiçoes estava pensando em dar uma lixada para depois passar o latex, e outra pergunta como eu preparo o latex para passar ?

    • Bom dia!
      Você pode aplicar só o latex, você pode fazer acabamento com massa corrida para deixar a parede bem lisa também. Quanto a preparação da tinta, leia as instruções na parte de trás da lata, verificando qual a diluição que o fabricante indica para a tinta, e aplique no mínimo três demãos para ficar um acabamento bem bonito!!!

  18. Sou uma espécie de cientista natural… Depois de ouvir centenas de mentiras dobre selador de parede, encontrei este blog. Queria parabenizar o conhecimento divulgado pois aqui, encontrei a afirmativa que eu pensava que o selador tem como função colar a areia superficial da parede reforçando a base da aplicação da massa corrida. Mas outros sites afirmam ser para impermeabilizar, ou para economizar massa corrida ou BLÁ BLÁ BLÁ, o que para quem tem raciocínio, obviamente é uma mentira.

      • Ola tenho uma parede velha em casa , velha assim já rebocada e com várias pinturas , buracos de pregos e tal, posso passar massa corrida em sima? Se sim , qual o procedimento que eu devo fazer?

      • Bom dia! Faça as correções com massa corrida depois de remover as pinturas antigas que estiverem soltando. Para garantir a pintura nova aplique antes da tinta o FUNDO PREPARADOR DE PAREDES. Caso as correções sejam externas, aplique massa acrílica.

  19. Bom dia na reforma da minha casa eu não estava presente e colocaram na parede uma seladora e pintaram fizeram muito mau feito e se percebe as falhas gostaria de saber se é possível passar massa corrida por cima pra poder repintar desde já agradeço…

  20. Minha parede não está aplicado massa corrida, somente pintura. Como faço para aplicar a massa corrida ou gesso em uma parede que já está com pintura?

  21. Ola, gostaria de saber se posso aplicar massa corrida diretamente sobre uma parede com textura ou se preciso preparar a parede ?

  22. Olá , mt bacana seu blog , parabéns , é de muita ajuda ! tenho uma dúvida , posso passar massa corrida em parede já pintada com tinta latex ? Não irá soltar ?

    • Boa tarde, obrigado!!!
      Pode passar massa corrida em parede já pintada sim. Uma dica na hora da pintura, após fazer correção com massa, pinte somente primeiro onde foi feito correção com massa, para quando pintar a parede inteira haja a mesma absorção.

  23. Ola gostaria de tirar uma duvida, estou reformando meu quarto e a minha parede ja foi passada selador e pintada, e agora vou passar a massa corrida direto, esta certo? e outra tenho o hipermeabilizante vedapren passo antes ou depois da massa corrida? obrigada

  24. Vc diz que o certo e passar selador acrilico quando aparede tiver soltando areinha ne?? Ou seja esfarelando..e depois lixar e limpar pra tirar po pra depois passar massa corrida.. ate ai ja entendi

    QUERO SABER QUANDO A PAREDE FOR LISA,EMBOLSO DENTRO DE CASA FOR LISO COMO E QUE FAZ?? PASSA LOGO MASSA CORRIDA PRA DEPOIS LIXAR E PINTAR???????? OU PASSA SELADOR OU ACRILICO PRA DEPOIS PASSAR MASSA CORRIDA PRA DEPOIS LIXAR E PINTAR???

    • Boa tarde Thiago.
      Quando a parede for lisa, independente de ser dentro ou fora de casa , e não for parede nova, de reboco novo, não precisa passar selador acrilico, passa a massa corrida ( no caso de interiores) e a massa acrilica ( no caso de exteriores), lixe e pinte.
      Se a parede for nova devera ser passado selador acrilico antes.
      Obrigado pela pergunta.

  25. boa tarde
    a minha casa esta toda pintada e bem recente poso passar massa corrida por cima direto ou tenho que lixa
    obs eu mesmo que lixei e pintei as paredes usei tinta fosca da coral

  26. Olá bom dia eu passei primeiro a massa corrida na parede devo. Passar a seladora em cima da massa ou posso. Aplicar a tinta direto

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )